Opinião: Padrões que a sociedade impõe

                                       

A sociedade sempre impôs padrões tanto de beleza, quanto de caráter, que a maioria das pessoas procura seguir, hoje é disso que vamos falar com a ajuda de 7 blogueiras mostrando as sua opiniões.
O texto enviado para cada uma delas foi este:
Então, como estamos cansadas de saber, a sociedade sempre impõe padrões de personalidade, aparência e etc.. Ou seja aquele tipo de garota é bonita, aquele outro tipo não, e outras coisas. Os padrões que a sociedade impõe nem sempre são facéis de alcançar, quando alcançamos algum desses padrões como: Menina com cabelo comprido é melhor doque curto, somos chamadas de perfeitas, e nós não somos perfeitas, os padrões que a sociedade impõe são ''influências'' para construir a nossa opinião de uma maneira errada, mas ás vezes nos deixamos levar por isso. O que você acha sobre os padrões que a sociedade impõe?? E qual é o caso que você se deixa ou não se influenciar por eles? 

Respostas: 

-Sinceramente? Acho esses rótulos uma bosta. E pior que o mundo está sempre cheio deles. O gosto musical, o jeito de se vestir, o pessoal com quem você fala, seu corpo, suas qualidades, tudo! Eles te julgam da cabeça aos pés antes mesmo de saber seu nome. Não posso dizer que eu não julgo, mas sempre dou uma chance pra qualquer um, e sou simplesmente incapaz de excluir ou falar mal de alguém antes de conhecê-la de verdade. Mas é isso que as pessoas fazem na maioria das vezes.
Eu nunca me deixaria influenciar por ninguém, acho isso muito, muito errado. Odeio as pessoas que mudam por alguém ou por ser mais popular, vejo muita gente assim. Se for pra mudar, que seja pra melhor, que seja inspirada numa (realmente) boa pessoa. O importante é ser você mesmo, até o fim, dane-se o que as pessoas acham.
                                                                                                             Becky- It's Becky

-Esse tipo de coisa que a mídia produz nunca fez bem para ninguém. Quantas doenças e transtornos mentais se iniciaram com tantas idas e vindas desses padrões? Só serve para as garotas que seguem tal padrão ficarem se sentindo melhores que as outras e as que não estão, ficarem se desgastando tentando alcançar ou deprimida por não poder. No meu caso, sou meio vaidosa, mas meu padrão definitivamente não segue o da sociedade em geral, mas tem alguns pontos em que se 'cruzam', como por exemplo querer ser magra. Uma das coisas que enfiaram na cabeça das pessoas é um negativismo em relação a modificações no corpo, como tatuagens, Piercings e alargador, o que eu gosto bastantes. Cabelo curto em garotas e comprido em homens? Adoro! Já havia até rascunhado um post sobre isso e postarei essa semana falando sobre as milhares desvantagens da mídia na nossa vida, valorizando e desvalorizando apenas o que convém no momento. Assim como a moda, onde uma pessoa cria ou retoma uma tendência, e várias outras se sentem pressionadas a seguir o que essa pessoa falou.
Essa história toda fixa mais forte em nosso momento mais fraco: a adolescência, por isso tantas adolescentes com depressão, bulimia, anorexia, etc. E deixam o que é confuso ainda mais confuso. 'Garotas que agem de tal jeito não agradam os garotos', indica a mídia atuando em uma revista para adolescentes qualquer. Resultado? Milhares de garotas procurando dicas para mudar de comportamento, de estilo, de tudo o que puder para tentar ser perfeita. E por mim, essa perfeição tinha mais que desaparecer.
                                                                                                  Amanda- Conspirantes

-Bom, eu acho que em alguns aspectos todos somos vítimas dos padrões sociais, é inevitável.
Mas eu acho que a sociedade vai SEMPRE influenciar a nossa opinião. Porque a sociedade é o que vivemos, é nosso meio, então nossa vivência -que é o que resulta nas nossas opiniões- depende da sociedade.
Eu acho que você não deve se importar com o que estão te impondo, porque afinal, eles não têm nada a ver com a sua vida! Parece clichê mas é pura verdade.
Sinceramente, não acho que eu seja alguém muito influenciável! haha ;P
                                                                                                      Belisa- Pós Florescer 

-Bom, minha opinião é, eu nunca me importei o que a sociedade diz, e prova disso é como eu sigo meu estilo, confesso que mudei e muito, mas creio que é uma evolução ou simplesmente algo que eu já gostava, a sociedade nos diz o que usar, fazer e agir, mas isso acontece com pessoas que talvez tenham medo de agir como gostam e deixam se influenciar ou simplesmente quem não ter uma personalidade forte e se influencia. Muitas vezes eu acho muito chato isso pois vejo pessoas tentando o impossível ou simplesmente me criticarem por agir como gosto e tals, por exemplo, ser bonita, eu não sou a favor de ir ao espelho e fazer loucuras para conseguir esse padrão. Eu sou do tipo natural, muita raro eu me arrumar, e creio que não preciso disso pois posso conquistar alguém com minha beleza natural ou com meu modo de agir, na minha opinião nunca me deixei influenciar, tenho e ainda continuo com meu próprio jeito de agir e vestir, já tive cabelo colorido, e tenho meu próprio estilo e tenho orgulho do que me tornei.
                                                                                                 Laís- Meus Dezoito anos

-Na minha opinião, os padrões só prejudicam as pessoas.
Uma das coisas que mais preso nas pessoas é a personalidade, e com os "padrões" é quase impossível achar o seu jeito próprio de ser. Então, com medo de serem julgadas, as pessoas acabam desistindo da personalidade própria delas e se encaixando no padrão. Elas acreditam que não vão ter amigos (ou namorados) se não forem "perfeitas", mas o que grande porcentagem da sociedade não entende é que cada um é perfeito da sua maneira. As pessoas que desenvolvem sei próprio jeito e fogem desses padrões, são admiradas por pessoas como ela e também acaba recebendo muitas críticas, mas esse é o preço que se paga por escolher ser você mesma. Antigamente, por ignorância e medo de não ser "perfeita", eu me rendia totalmente ao padrão da nossa sociedade: cabelo lizo e grande, roupa da modinha, correndo sempre atrás de ter o corpo igual ao de todos, ouvindo músicas novas que todos escutam... então percebi que eu não me encaixava nisso. eu gosto de coisas diferentes, qual o problema em gostar e mostrar isso? Claro que eu acabo ouvindo algumas coisas desagradáveis (tipo minha mãe, que enche o saco pelas roupas e músicas que eu ouço), mas as pessoas tem de aceitar que essa sou eu, e que eu estou feliz assim.  
                                                                                                    Beatriz- Ahasa, Gata!

-Eu acho a sociedade um pouco ignorante. Geralmente, as pessoas que não costumam fazer parte do padrão que a sociedade empoe, como ser diferente; seguir, admirar um estilo exótico, são sempre criticadas e nomeadas como pessoas esquisitas. A sociedade tem o costume de "desprezar" ou fazer pouco caso dos "esquisitos". É uma situação meio complexa! Sempre haverá aqueles que irão criticar-nos se não fizermos ou não sermos como eles querem, e lógico que não devemos ligar para as críticas, temos o dever de ser aquilo que realmente somos, e ter orgulho. Algo como serve de exemplo também é o padrão de "beleza" dessa geração; a mulher/menina bonita de hoje é aquela bronzeada, com coxas grossas, peitos e "bumbum" grandes que saem por aí usando vestidos e saias bandages. Eu sou magrela e 'branquela', as pessoas me olham como se eu fosse de outro mundo, e sempre me falam: - Nossa! Como você é magra e branca!!! - Sinceramente, isso me chateia na maioria das vezes, mas ultimamente eu não tenho deixado isso me derrubar, tenho que ter orgulho da minha pessoa. Tenho cabelo curto, gosto de cores clássicas, roupas vintages, músicas e filmes antigos, não gosto muito de mostrar minhas pernas, isto é, esta sou eu, não posso mudar para agradar a sociedade. Gorda, magra, branca, preta, amarela... Somos humanos, somos bonitos de nosso próprio jeito!

                                                                                                     Micaela- Back to 505

-Bom, os padrões da sociedade são como rótulos que você recebe sempre e alguns são aceitos e outros não, isso geralmente divide a sociedade em grupos. Pessoas que fogem dos padrões geralmente são muito apontadas, ganham nomes e fama de coisas que na verdade não são. Eu acho essa uma forma de você ter uma imagem das pessoas antes de conhece-las e acho isso errado porque se a imagem for ruim você não vai se relacionar com aquela pessoa e pode perder a oportunidade de conhecer alguém incrível. Eu procuro sempre não me deixar influenciar com isso pois eu sei o quanto é chato. Já aconteceu de falarem pra mim parar de andar com uma amiga minha que era lésbica porque poderiam achar que eu era também, mas não tem nada haver. O essencial esta dentro das pessoas, agente tem que procurar se relacionar e não dividir tudo em grupos.
                                                                                                   Debora- Spazio DM

Então, estas foram as 7 opiniões, obrigada a todas que participaram e você o que acha sobre os padrões que a sociedade impõe? Me conta nos comentários!

3 comentários:

  1. ficou ótimo o post, obrigada pelo convite :D

    ResponderExcluir
  2. Sério, to apaixonaaada pelo seu blog! Muito bom, parabéns mesmo <3
    Já to seguindo!
    www.likesosweet.com.br ! beijo !

    ResponderExcluir
  3. Blogueiras com opinião, gosto disso! Chega de blogueiras que seguem padrões! Ficou muito bom mesmo o post.

    http://garotasederivados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir